top of page
Contabilidade

Cadastre-se para receber nossos conteúdos em primeira mão!

#blogdaskala

E o vento levou... O dinheiro


Conforme o conceito de “Abraham H. Maslow”, os seres humanos vivem para satisfazerem as suas necessidades, com o objetivo de conquistar a sonhada autorrealização plena. O esquema descrito “Pirâmide de Maslow” cria uma hierarquia com a ordem de prioridade de necessidades, sendo fisiológicas, de segurança, sociais, de estima e de realizações. Já nas necessidades fisiológicas que envolvem fome, sede, abrigo, é preciso utilizar dinheiro para conseguir. E assim, sucessivamente, em outros níveis do esquema descrito, é o dinheiro que poderá adicionar qualidade. Momento econômico Com a economia praticamente parada, o dinheiro circula menos e a inadimplência aumenta. Os sonhos sucumbem, e pode faltar dinheiro para fazer o que se deseja. Considerando este quadro momentâneo, fica ainda mais evidente a importância de se planejar financeiramente. Aproximadamente sessenta milhões de brasileiros estão com o cadastro negativo em instituições de análise de crédito. A quantidade de pessoas é alta. Nem todos estão nessa situação porque desejam, mas sempre existirão caminhos para resolver.

As melhores leituras Em diversos livros famosos como “Os Segredos da Mente Milionária”, “Pai Rico, Pai Pobre”, “O Homem Mais Rico da Babilônia” e “Quem Pensa Enriquece”, algumas das principais lições aprendidas são: a importância de poupar fielmente parte dos ganhos, pagar a si mesmo primeiro, planejar o financeiro de forma eficiente, subdividir as despesas em categorias, ter metas em longo prazo para as finanças, e criar planos para realizá-las.

Mas como planejar? O planejamento está vinculado ao objetivo da pessoa. Quem deseja viajar e conhecer o mundo terá um planejamento, quem deseja comprar um imóvel, ou comprar um veículo, terá outro. A grande sacada é dividir a renda em categorias e sempre respeitar os limites definidos. Nestas categorias você define o percentual de renda que vai para despesa, educação, investimento, sonhos, lazer, ajuste de dívidas, entre outros. A principal sugestão é poupar dez por cento de sua renda para investimento, de forma vitalícia. Em um ano, talvez não se veja tanto resultado, mas, em vinte anos, terá valido a pena. Nos livros citados acima você encontrará muitos detalhes sobre o assunto. Os piores inimigos O desejo do prazer imediato é o principal concorrente da saúde financeira. Comprar tudo a prazo longo, e financiar muitos bens, compromete demais a renda. Quando isso está programado é diferente, pois você estará preparado para arcar. Por outro lado, você está sempre pagando hoje o que já consumiu ontem, o que se torna um ciclo vicioso. Isso pode impedir o planejamento financeiro, já que os percentuais correm o risco de não fechar. O que pode ser feito é eliminar as compras parceladas da vida, na medida do possível. O principal motivador é que na compra à vista há a oportunidade de se ganhar desconto e pagar menos. Outra sacada é sempre se perguntar quantas horas terá que trabalhar para pagar o que se está comprando, e então calcular se vale mesmo a pena. Isso diminuirá a impulsividade. E o vento levou... O dinheiro Dependendo do caso, o vento pode ter virado um tornado. Leva-se tempo para ajustar as finanças. Mas, não importa onde se está agora, o importante é o que vai ser feito daqui para a frente. Se o barômetro medir apenas um vento fraco, em pouco tempo poderá ajustar. O hábito de poupar, e de se fazer um planejamento, é a chave para a saúde financeira. Comprar à vista e ter boas metas colocarão o vento a seu favor. Certamente os seus sonhos acontecerão ainda mais rápido. Sucesso! Gustavo Gomes Life Coach

Baixe agora o nosso ebook e conheça os 10 passos essenciais para se tornar um empreendedor de sucesso!
bottom of page