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Em Busca do Lucro


O que é lucro?

A definição formal de lucro é o ganho auferido em uma operação comercial ou no exercício de uma atividade econômica. Ou seja, o lucro refere-se ao benefício obtido em alguma transação, de qualquer natureza. Desde o século XV a palavra já começava a ser falada, quando o mercantilismo, como prática econômica, surgiu na Europa. Desde então, a busca por lucro é uma realidade em todas as civilizações.

E no Brasil?

A cada ano que passa mais empresas são constituídas em nosso país. Estima-se que o Brasil possui mais de 10 milhões de pequenos negócios ativos. Estes pequenos negócios possuem uma grande responsabilidade social, já que geram mais da metade dos empregos na sociedade. O que é lamentável é a condição do cenário econômico do país. Além de toda a crise já instalada, toda essa vergonha política que ocorre prejudica os pequenos negócios e diminui as vagas de emprego.

Como gerar lucro?

O lucro pode ser gerado por vários tipos de atividades diferentes. Seja com produção, serviço, revenda, ou até outras formas, é sempre muito importante que o proprietário goste do que faz e esteja em um mercado que entende bem. Tratando-se de pequenas empresas, é necessário que as receitas superem as despesas e obrigações. O lucro é simplesmente o resultado obtido da atividade. Para gerá-lo, as receitas devem ser aumentadas e as despesas devem ser reduzidas, mas sem perder a qualidade do produto ou serviço.

Inimigos do lucro

Os principais inimigos do lucro podem ser desencadeados por vários fatores. O descontrole das finanças da empresa, a falta de planejamento e a falta de novas alternativas podem deixar o empresário sem saída. Insistir em fazer as coisas da mesma forma e ficar na zona de conforto também deixarão a empresa sempre na estaca zero. Não gerar lucro na empresa é como pedalar em uma bicicleta de pneu furado, por mais que pedale, ela não conseguirá ir a frente por muito tempo.

Amigos do lucro

Os principais fatores que fazem com que a saúde da empresa esteja em dia e gere resultados, podem ser considerados os amigos do lucro, conforme listado abaixo:

-Planejamento: planejar é preciso para saber o quanto será o lucro e como aumentá-lo.

-Mercado: estudar o mercado é necessário para saber quem é o seu cliente.

-Atendimento: atender o cliente da melhor maneira possível renderá seu o retorno.

-Marketing: atingir o cliente em potencial e ampliar o seu alcance no mercado.

-Apuração de custos: saber exatamente todos os custos da sua empresa.

-Controle financeiro: controlar fielmente todas as entradas e saídas financeiras.

-Reservas: manter reservas para garantir sempre o bom funcionamento da empresa.

-Inovação constante: buscar melhorias constantes fará a empresa evoluir.

Em busca do lucro

A busca pelo lucro é o principal objetivo das empresas. O empresário sempre deve buscar formas para melhorar os resultados, sem ter medo de perseguir o lucro. As dicas são planejar o aumento constante de clientes a atingir, oferecer novas opções de produtos e serviços, além de criar novas propagandas. Todas as novas alternativas planejadas irão trazer novos resultados. O importante é ir para a ação, já que feito é melhor do que perfeito!

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