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De Volta Para a Positividade


A positividade está diretamente ligada ao otimismo, sendo definida como a disposição para considerar o lado bom de tudo, mesmo em condições adversas. Uma pessoa positiva se esforça para manter a saúde mental equilibrada, já que não permite que todos os pensamentos negativos e acontecimentos externos alterem o seu estado de espírito.

Pensamento Negativo

O pensamento negativo é o ato de imaginar somente o lado ruim de uma situação. O fato pode nem ter ocorrido de verdade, mas no pensamento a pessoa já criou algo ruim por antecipação. Pensar negativo causa emoções negativas. É justamente nessas emoções que está o perigo, ao pensar algo negativo, a pessoa pode ficar de mau humor e transbordar o corpo de hormônios que a prejudicam, principalmente a longo prazo.

O Problema Apareceu, e Agora?

Existem diferentes níveis de problemas. Alguns tem soluções fáceis e outros levam mais tempo para solucionar. Porém, a grande maioria dos fatos que ocorrem em nossas vidas podem ser resolvidos sem gastar muita energia do cérebro e evitar o sofrimento por antecipação.

Foco na Solução

O foco na solução irá economizar energia do cérebro. Pensar só no problema ou transmitir a culpa para outra pessoa não resolve nada, pelo contrário, pode piorar a situação. É importante sempre pensar em como resolver o problema e não só questioná-lo, pois quando ele aparece certamente já é uma realidade.

Pensamento Positivo

O pensamento positivo pode ser treinado. Sempre que ocorrer algum acontecimento, é questão de escolha ver o lado positivo ou negativo do fato, podendo transformar isso em um hábito. Como todo hábito, o ato de pensar positivo pode sim ser treinado. O livro “O Poder das Afirmações Positivas” (Louise Hay) retrata bem a importância de afirmar a positividade. Já o livro “O Segredo” (Rhonda Byrne) atinge um nível ainda mais profundo sobre positividade e atração.

De Volta Para a Positividade

Quando o problema aparecer, o primeiro passo é se auto questionar e pensar em como pode resolvê-lo. Ao focar na solução, a tendência é sair do lado negativo e parar de pensar no porquê de isso ter acontecido com você. Por fim, quando pensar na solução, já pense em três soluções para o problema, já que trará a sensação de sair da prisão por ter várias opções para resolver. Ao ter esse tipo de rotina na cabeça, aos poucos o cérebro vai se acostumando a sempre pensar na solução e manter um estado leve de positividade.

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