Cadastre-se para receber nossos conteúdos em primeira mão!

#blogdaskala

Quais são os tipos de empresa e qual escolher?


Conforme pesquisa do Global Entrepreneurship Monitor (GEM) 2015, 4 em cada 10 brasileiros são empreendedores. Mas isso não significa que empreender seja uma tarefa fácil, abrir uma empresa é um projeto complexo que envolve áreas que vão muito além da sua operação em si. Se você quer abrir um restaurante, não basta saber cozinhar, você precisa, por exemplo, ter conhecimento em finanças, gestão, marketing e legislação.


Com todas essas áreas de conhecimento envolvidas, é natural que surjam muitas dúvidas ao longo do processo. Uma das mais comuns se refere a que tipo de empresa escolher. Esta é uma dúvida muito importante, pois pode afetar diretamente o funcionamento da sua empresa.


No Brasil, existe diversos tipos empresariais que você pode escolher, cada um com suas particularidades. Veja a seguir alguns dos tipos empresariais mais comuns:



Sociedade Limitada (LTDA) - É necessário no mínimo 2 empresários (sócios) para abrir este tipo de empresa. A constituição é feita através do contrato social e a responsabilidade dos sócios é limitada ao capital da empresa, não se estendendo aos seus bens pessoais.


Microempreendedor Individual (MEI) - Este tipo de empresa possui uma tributação bastante reduzida e uma forma de constituição mais simples, com menos burocracia. Porém, é limitada à empresas com futuramente anual de até R$ 60 mil, você não pode ter sócios e pode contratar apenas um empregado com o salário mínimo da categoria.


Empresário Individual - Este tipo de empresa também não se admite sócios. É constituída através do requerimento de empresário, devidamente registrado na Junta Comercial. Para este tipo de empresa, a sua responsabilidade é ilimitada, ou seja, se estende aos seu patrimônio pessoal.


Empresa Individual de Responsabilidade Limitada (EIRELI) - É quase igual à Sociedade Limitada (LTDA), porém não se admite sócios e para você optar por este tipo de empresa, é necessário que o capital da empresa seja maior que 100 salários mínimos vigentes.


Sociedade Anônima (S.A.) - São empresas com dois ou mais sócios, que neste caso são chamados de acionistas. O capital da empresa é distribuído em ações e cada acionista tem direitos e responsabilidades proporcionais à sua participação na empresa. Existe dois tipos de S.A., de capital aberto e capital fechado. A primeira são aquelas empresas que encontramos nas bolsas de valores, onde há a emissão e negociação publica de suas ações. Neste tipo de empresa, no mínimo 25% de seus lucros devem obrigatoriamente ser dividido entre os acionistas, são os chamados dividendos. Já as de capital fechado, não emitem nem negociam suas ações na bolsa de valores.


Cuidado para não confundir o tipo empresarial com enquadramento tributário (Simples Nacional, Lucro Presumido, Lucro Real) ou porte empresarial (Microempresa - ME, Empresa de Pequeno Porte - EPP). Apesar de terem ligações, são classificações diferentes - uma empresa pode ser, por exemplo, uma Sociedade Limitada, com tributação através do Lucro Presumido e de porte Microempresa, ao mesmo tempo. Porém, este é um assunto para um próximo artigo.


É aconselhável buscar ajuda de um especialista, como um contador ou consultor empresarial para lhe auxiliar a encontrar a melhor opção para você.

#empresa

Baixe agora o nosso ebook e conheça os 10 passos essenciais para se tornar um empreendedor de sucesso!

Av. do Estado, 2100, Sala 10, Ed. Parque das Nações, Balneário Camboriú/SC

88338-063

Tel: (47) 3363-9941

       (47) 3264-9381

Cel: (47) 98856-4892

CRC/SC

5787/O-8  Balneário Camboriú

  • White Facebook Icon
  • White Instagram Icon

2020 SKALA CONTABILIDADE LTDA

Skala Contabilidade